Como limpar calcário em sua casa

O calcário – aquela crosta branca que se acumula em torneiras, lavatórios, sanitas e basicamente em todos os lugares por onde passa água – é um dos desafios de limpeza mais frustrantes das nossas casas.
Muitas das abordagens tradicionais podem piorar e não melhorar o problema, deixando o calcário intacto e as torneiras com pior aspeto. É por isso que a melhor forma de remover o calcário é fazê-lo de
forma suave, em qualquer situação – seja a sua dúvida como tirar calcário dos azulejos ou como limpar calcário dos vidros, em ambos os casos a paciência e delicadeza são a resposta certa.
Felizmente, qualquer pessoa pode preparar três soluções eficazes, mas delicadas para remover o calcário, utilizando ingredientes simples que todos temos em casa.

Como remover calcário de forma natural, com limão.

Se pretende limpar o calcário de forma natural, o limão vai tornar-se no seu novo melhor amigo. Com elevados níveis de acidez, tem a vantagem de perfumar a sua casa de banho com um aroma agradável.


Dicas para remover o calcário das torneiras com limão:
Corte um limão ao meio e esprema o sumo para uma taça.
Mergulhe uma folha de papel de cozinha no sumo – e coloque-a sobre a torneira.
Deixe atuar por, pelo menos, uma hora e meia. Relaxe no sofá e ponha as séries em dia.
Remova o papel de cozinha impregnado e limpe os restos de calcário com uma nova folha.


É importante que o papel de cozinha permaneça embebido de sumo de limão e que cubra na totalidade a superfície afetada pelo calcário. Se escorregar, pode ser necessário usar um elástico para garantir que fica preso à torneira. Caso queira saber como tirar calcário do vidro da banheira ou como tirar calcário dos copos de vidro, a boa notícia é que esta fórmula pode ser também utilizada de forma segura e eficaz nesses materiais.

Para remover manchas realmente difíceis, outra forma natural de limpar calcário é aplicar delicadamente uma colher de chá de bicarbonato de sódio na torneira depois de o limão ter dissolvido os depósitos. Isto irá atuar como um leve abrasivo.

Como limpar calcário com vinagre


Para as manchas de calcário mais teimosas, o vinagre pode ser a solução, já que tem maior teor de acidez do que o sumo de limão. O método é muito similar ao utilizado com o sumo de limão:


Mergulhe uma folha de papel de cozinha resistente numa taça com vinagre.
Como anteriormente, envolva a folha em volta da torneira, utilizando um elástico, se necessário.
Deixe atuar durante uma hora e meia e, depois, lave bem a torneira. Ao contrário do sumo de limão, o cheiro do vinagre não é um aroma que quererá na sua casa de banho.
Esfregue delicadamente a torneira com bicarbonato de sódio (opcional).
Remova o bicarbonato e os restos de calcário com uma folha de papel humedecida.

Se o seu objetivo é não só descobrir como tirar calcário do inox mas também perceber como limpar sanitas com calcário, saiba que o limão e o vinagre são igualmente eficazes nesse caso. E o papel
higiénico é a ferramenta ideal já que pode atirá-lo pela sanita. Mergulhe-o em limão ou vinagre e aplique-o nas manchas de calcário. Depois de uma hora, basta puxar o autoclismo e esfregar a sanita.