5 Mitos sobre a limpeza da sua casa

Uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para todos os membros da família. Além do bem-estar físico e mental que proporciona, manter a limpeza da casa em dia é importante porque permite que as pessoas tenham mais tempo para si próprias e para desfrutarem das atividades de lazer que mais gostam.
Por isso, se queremos manter a nossa saúde em dia e obter uma maior qualidade de vida, não podemos descurar a limpeza doméstica. É algo que está presente na vida de todos nós, com maior ou menor frequência. No entanto, existem alguns mitos bastante frequentes que podem induzir as pessoas a cometer alguns erros.
O artigo de hoje reúne 5 mitos, para que saiba o que é ou não verdade e, assim, faça uma limpeza doméstica correta e eficaz:


Varrer a casa é essencial


Um dos mitos mais frequentes está relacionado com o ato de varrer todas as divisões da casa durante a limpeza doméstica.  No entanto, este hábito não é dos melhores, pois varrer a casa só elimina uma parte do pó, sendo que as restantes partículas espalham-se em outros locais como prateleiras, sofás, camas ou mesas. Para limpar eficazmente o chão, o melhor é recorrer ao aspirador, ou então a uma mopa de limpeza, como por exemplo, a Mopa Vip Domotec. Só assim, conseguirá garantir que os micro-organismos como os ácaros, não são dispersos.

 

Muito detergente é sinónimo de uma melhor limpeza

 

Diz a sabedoria popular que menos é mais! E a verdade é que não poderia estar mais certa. Se na limpeza doméstica colocar mais detergente do que aquele que é realmente necessário, só vai contribuir para que ele se acumule onde não deve, nomeadamente, nas superfícies e na roupa.
Para além de existirem grandes possibilidades de o chão da sua casa ficar peganhento, existe maior probabilidade da sua máquina avariar. Por isso, na limpeza doméstica, siga sempre as instruções de utilização das embalagens dos produtos.


Limpar os vidros com jornal


Talvez seja o mito mais comum de limpeza doméstica, no entanto, limpar vidros com jornal está longe de ser uma boa ideia. Para além do jornal não ter capacidade de remover completamente a sujidade que se acumula nos vidros, existe mesmo a possibilidade de danificar e riscar as suas janelas. De forma a manter os seus vidros perfeitamente limpos, procure sempre utilizar os produtos indicados para esse fim.


Utilizar restos de tecidos para fazer a limpeza doméstica


Se na limpeza doméstica utilizar panos de limpeza normal, que possuem fibras feitas de algodão ou de um material sintético, como o nylon, a limpeza não irá ser tão eficaz como aquela que é feita com panos de microfibras. Os panos de microfibras conseguem apanhar partículas mesmo muito pequenas, mesmo as microscópicas, enquanto os restantes panos apenas dispersam o pó. Por isso lembre-se que para cada produto, a sua finalidade!


Qualquer produto de limpeza pode ser usado para limpar granitos e mármores


Este tipo de material é conhecido pela sua durabilidade e resistência, e por isso, grande parte das pessoas acha que pode utilizar qualquer produto de limpeza para limpar mármores e granitos. No entanto, para além de ser um mito, é também um grande erro. Ao utilizar produtos abrasivos na limpeza destes materiais pode provocar danos irreversíveis.
Para a correta limpeza de mármores e granitos, aplique produtos neutros diluídos em água ou então recorra a profissionais de limpeza doméstica.