Como remover calcário do interior das torneiras

As canalizações mais antigas têm tendência a gerar resíduos de calcário, que quando se soltam ficam presas no bocal da torneira podendo reduzir a pressão da água.

Mas por vezes algumas torneiras não permitem, ou tornam muito difícil chegar ao seu interior através do bocal. Nestes casos é necessário efetuar a remoção do calcário de outra forma.

Para resolver este pequeno problema apresentamos uma dica que nos parece bastante útil:

Utilize meio limão (pode aproveitar aquela metade que restou de uma utilização anterior desde que tenha ainda bastante sumo) e prenda-o no bocal da torneira onde se encontram os grãos de calcário.

Para prender o limão pode usar um pouco de fio dentário. No caso da torneira ser curva, sugerimos que coloque um saco a segurar o limão, prendendo depois o saco com um elástico à torneira.

O ideal é que deixe ficar assim durante a noite. O limão irá reagir com o calcário fazendo com que se dissolva escorrendo naturalmente. Caso não consiga deixar durante tanto tempo, deve garantir pelo menos duas ou três horas e repetir pelo menos no espaço de uma semana.

Em vez do limão pode utilizar outro reagente embebido num pano de algodão, tal como vinagre ou um produto anticalcário especializado à venda nos supermercados.

Tenha em atenção: tente saber primeiro se a sua torneira é constituída ou banhada por algum metal reagente, pois neste caso os agentes que indicamos podem manchar ou corroer a torneira.

Se precisa de alguém que faça este ou outro trabalho doméstico por si, contacte-nos: 211921316 ou 914 457 432.