3 dicas para manter a sua arrumação limpa e funcional

Os espaços de arrumação são muito úteis. Neles podemos ter aqueles itens mais volumosos e que não usamos com tanta frequência, mas que ainda assim são importantes.

Contudo é comum que a própria arrumação seja ela própria um pouco… desarrumada.

Deixamos-lhe aqui 3 dicas para manter a sua arrumação limpa e funcional:

1 – Faça uma seleção.

É habitual utilizar-se os espaços de arrumação de forma intensiva – todos sabemos como é fácil ir acumulando coisas que acabam por ocupar mais espaço do que aquele que inicialmente pensámos necessário – colocando lá todos os artigos que de alguma forma não utilizamos diariamente dentro da casa.

 

Para evitar acumular em demasia deve ser criterioso quanto ao que vale mesmo apena guardar. Por exemplo alguns produtos que guardamos acabam por se estragar antes da próxima utilização, por isso antes de guardar algum produto veja se este vai durar até á próxima utilização, caso contrário o melhor será desfazer-se do produto.

O mesmo serve para algumas máquinas que usamos esporadicamente, tipo cortador de relva, ou máquinas de limpeza à pressão, talvez o melhor seja contratar o serviço em vez de ter uma máquina cara que usa pouco e que lhe ocupa espaço.

2 – Defina uma rotina.

Esta acumulação e uma menor atenção aos espaços de arrumação faz com que seja mais difícil encontrar facilmente as coisas que procuramos neles bem como que ganhem sujidade.

Por isso é conveniente que estes locais sejam arrumados, limpos e arejados com frequência de forma a impedir a criação de humidade, bolores e até maus-cheiros.

Muito provavelmente não precisa de uma limpeza muito regular, mas será útil definir limpezas, por exemplo, nas mudanças de estação.

Lembre-se quanto mais frequentes, menos profundas precisam ser as limpezas e mais funcional se mantém a sua arrumação ou garagem.

3 – Previna a humidade.

Alguns espaços como a garagem podem ser menos bem isolados e facilmente desenvolverem humidade e até bolores que podem estragar as coisas que temos lá arrumadas.

O mesmo serve para lavandarias e o local onde se colocam máquinas e que podem gerar muito calor ou humidade como o termoacumulador ou máquinas de secar roupa.

 

Procure arejar bem estes locais e garantir a boa saída de vapores, bem como garantir o seu bom isolamento contra chuva e outras fontes de águas.

 

O início do inverno deve ser especialmente acautelado com uma limpeza geral de forma a impedir estragos maiores.

 

Na Conjunto de Saberes, temos larga experiência na limpeza de espaços de arrumação, garagens e casas de máquinas, contacte-nos para saber como podemos deixar a sua arrumação mais limpa, mais prática e funcional.