Como eliminar a humidade de sua casa

Humidade

O inverno passou e com ele o frio vai-se acabando, mas os resultados do tempo frio podem ainda fazer-se sentir na sua casa: humidade, cheiro a mofo e até mesmo bolor são muito comuns durante e após o inverno.

 

Durante o tempo frio e de chuvas é comum termos as janelas mais fechadas, o ar circula e renova-se menos e a diferença de temperaturas do interior para o exterior da casa é sempre maior resultando em maior humidade.

Os resultados deste aumento da humidade podem ser bastante desagradáveis visualmente e ter um odor perturbador, mas sobretudo podem representar um risco para a saúde respiratória da sua família: ácaros, fungos e bactérias causadoras de alergias, tosse e asma têm nas manchas de humidade e bolor o ambiente ideal para se desenvolverem e multiplicarem.

Previna.

Deixamos aqui algumas medidas que pode tomar para proteger a saúde da sua família contra esta ameaça:

Renove o ar da sua casa. Especialmente no inverno é normal mantermos as janelas mais fechadas para manter a casa mais quente. Isto faz com que o ar de sua casa não se renove tanto e fique mais pesado.

 

Regule a temperatura. O aumento médio da temperatura faz aumentar a quantidade

Janela aberta

de vapor de água que o ar da sua casa consegue reter aumentando a humidade relativa. Quando este ar entra em contacto com superfícies mais frias da sua casa – as janelas são exemplo mais comum – o ar condensa-se, libertando a água que tinha por vezes em lugares que não vemos, o que vai originar manchas de humidade. Evite manter a temperatura demasiado elevada quando não puder abrir as janelas.

 

Desumidifique. A utilização de um desumidificador também deve ser tida em conta. Estes aparelhos ajudam a regular o nível de humidade da sua casa e assim a melhorar a qualidade do ar reduzindo a probabilidade de problemas respiratórios.

Se pensar em adquirir um deve ter em conta a capacidade do mesmo e a área da divisão onde o quer utilizar. Outra questão a ter em conta é a eficiência energética destes equipamentos e possível impacto na sua fatura de eletricidade.

Limpar humidade

Resolva!

Contudo se o inverno passou e não teve oportunidade de prevenir o aparecimento da humidade é necessário lidar com ela, e saber como eliminá-la de forma eficaz é muito útil.

1 – Limpe com um pano humedecido com água e vinagre as paredes e outras superfícies afetadas pela humidade. Deve ir lavando o pano regularmente à medida que vai limpando. Esta solução é barata e eficaz, contudo tem o contra de deixar um cheiro intenso a vinagre que pode demorar algum tempo a passar.

Limpar com vinagre

2 – Aplique uma solução de bicarbonato de sódio com água e deixe atuar por cerca de uma hora e depois remova com a ajuda de uma esponja. Esta é outra solução comum e que demonstra eficácia, mas não previne o reaparecimento das manchas.

3 – Lavar a superfície em questão com uma solução de lixívia e água. A lixívia elimina totalmente os fungos e outros organismos que se desenvolvem nestas manchas de humidade. Esta solução é igualmente eficaz contudo pode deixar manchas amareladas na parede e vapores que podem ser algo tóxicos.

Ao escolher qualquer uma destas 3 opões deve sempre usar máscara e luvas de borracha pois as substâncias utilizadas podem ser abrasivas e os odores podem ser intoxicantes.

Outra dica útil é que faça a limpeza ao nível do peito. Pode parecer inusitado, mas isto ajuda a prevenir que seja atingido por salpicos nos olhos e cara se estiver a limpar acima da cabeça ou que os vapores subam diretamente para o nariz e olhos causando irritação se estiver a limpar mais abaixo.

Sendo que esta tarefa pode ser muito trabalhosa e até demorada, não exclua a hipótese de pedir ajuda profissional. Na Conjunto de Saberes temos larga experiência neste tipo de limpezas e na utilização de produtos profissionais apropriados que não só limpam como previnem o reaparecimento de manchas de humidade e bolor.

Assim, deixe esse trabalho para nós e fique com mais tempo para aproveitar os dias ao ar livre pois a primavera chegou!

Contacte-nos: 211921316