A chegada do tempo quente e a chegada das férias permite abordar a limpeza da casa de forma mais profunda. Umas das coisas que sempre se devem fazer nesta altura do ano é tratar dos colchões.
Um colchão comum tem um tempo de vida recomendado de 10 anos, contudo o tratamento que lhe é dado influencia, e muito, a durabilidade e usabilidade do colchão. É normal um colchão bem tratado durar mais tempo, enquanto um colchão com menos cuidado precisar ser mudado ao fim de poucos anos.
Deixamos-lhe aqui 3 dicas para que o seu colchão dure mais, e se mantenha funcional e limpo durante mais tempo:
Vire o colchão. Alguns colchões têm preparos e camadas diferenciadas nas duas faces, que as tornam mais aptas para tempo quente ou frio. Ao virar o colchão de acordo com a sua adaptação à estação permite um melhor arejamento do colchão e garante que a temperatura da cama seja mais adequada à temperatura ambiente, evitando a humidade.
Mesmo os colchões que apenas têm uma face utilizável, devem ser virados. Alguns colchões, como por exemplo com tecnologia de viscoelástico, são caros e estão preparados para apenas uma face, ainda assim devem ser virados para evitar a deformação dos materiais (neste caso devem ser rodados horizontalmente – os pés para a cabeça e vice-versa).
Areje o colchão. Sabemos que não é prático deixar o colchão levantado com frequência, mas levantar o colchão uma vez por mês durante umas horas ajuda a prevenir humidade e maus odores resultantes de uma utilização comum.
Além disso pode aproveitar aqueles dias de férias em que vai estar fora de casa para o deixar a arejar. Neste caso o colchão deve ser deixado numa posição que não o deforme por estar vários dias numa posição “não natural”.
Escolha o colchão certo. As diferentes tecnologias de construção dos colchões modernos permitem diferentes adaptações ao tipo de clima onde vivemos, e de casa de cada um. Quando comprar um colchão tenha em atenção questões como os níveis de humidade e temperatura da sua casa, bem como se o quarto onde vai ficar tem bom arejamento e exposição solar. Isto para além das características mais funcionais que procura no seu colchão.
Dica extra:
Limpe o colchão. Os colchões precisam ser limpos pois vão ganhando manchas ao longo do tempo. E para impedir que estas se tornem maiores e mais intensas, uma limpeza de manutenção é essencial. Se o “problema” já se tornou mais evidente pode ser necessária uma limpeza mais profunda.
Algumas casas de aluguer de ferramentas alugam máquinas de limpeza de estofos ao dia, contudo a sua utilização pode ser bastante difícil e ter um efeito colateral irremediável, pois trabalham com um sistema de aspersão e sucção de água que implica que o colchão fique bastante molhado e seja difícil de remover o excesso de água.
O ideal é que a limpeza e manutenção do seu colchão seja contínua e frequente de forma a não necessitar de intervenção mais profunda. A mesma lógica serve para a limpeza dos seus sofás, cadeiras estofadas e cortinas.
Em qualquer dos casos a Conjunto de Saberes está preparada para oferecer um serviço especializado que responde às suas necessidades de limpeza mais específicas.
Para saber mais contacte-nos: 211921316