Como desentupir o lavatório ou lava-loiça

Desentupir lavatório

Diz a sabedoria popular que “mais vale prevenir que remediar!” E se é verdade que a sabedoria popular evolui e alguns ditadoAs deixam de fazer sentido com o tempo, não é o caso deste.

Sabe quando começa a surgir água em lugares inesperados como por baixo da bancada da cozinha ou dentro do armário da casa de banho?  Significa que é o momento de remediar e que o momento de prevenir passou.

 

O problema

Se o lavatório estiver entupido pode começar a verter ao longos das tubagens, que muitas vezes passam por dentro dos armários, causando danos como a dilatação da madeira dos armários, a criação de verdete e maus odores e acabando até por estragar produtos que guarda na cozinha ou casa de banho onde tem o lavatório ou lava-loiça entupido.

Remediar o que não foi prevenido.

Comece por cima. O ralo tem à superfície uma pequena grelha, normalmente redonda que está fixa com um parafuso ao resto da estrutura. Comece por desparafusar e remover a grelha.

Depois vai precisar de algo que funcione como uma vareta para fazer um desentupimento físico. Deve ser flexível, mas não demasiado pois por vezes os detritos estão incrustados e um material mais flexível pode não conseguir exercer uma pressão suficiente para os remover.

Alguns kits de desentupimento no mercado já trazem esta vareta ou espécie de escovilhão para usar em conjunto com um reagente químico, mas se não quiser ou não puder comprar no momento pode usar um comum cabide de arame.

Desentupir lavatório

Uma dica útil é arredondar o arame do cabide na ponta numa curva de 180º ou mais. Isto evita que o cabide prenda nas possíveis junções dos canos e confere-lhe uma superfície maior para empurrar a barreira de detritos em vez de apenas a furar.

Contudo isto por vezes não é suficiente e há resíduos de matéria gordurosa que ficam agarrados às paredes do tubo e que são autênticos ímanes de detritos. Por isso é importante usar um produto de ajude a remover esta camada para que não tenha que voltar a desentupir passado pouco tempo.

Limpeza da lavatório

Prevenir para não ter que remediar.

Se ainda não chegou a esta fase tanto melhor. Mas não ter o lavatório entupido não quer dizer que esteja tudo bem. Esta camada de matéria gordurosa concentra-se facilmente nos tubos sobretudo nos curvos ou com ranhuras como é o caso dos extensíveis.

É importante manter os tubos livres destes resíduos porque prendem outros detritos maiores o que leva ao entupimento.

 

Como fazer então?

De tempos a tempos pode utilizar um produto específico que ajude a dissolver esta sujidade. Não deve utilizar demasiadas vezes pois estes produtos costumam ser abrasivos e impactam o ambiente, embora cada vez mais existam alternativas amigas do ambiente.

Na cozinha deve evitar deixar entrar resíduos de comida pelo ralo por mais pequenos que sejam. A maioria dos ralos de cozinha modernos têm um sistema que permite filtrar estes resíduos.

Já na casa de banho é comum ficarem cabelos no ralo e por isso é necessário removê-los com frequência.

Parece-lhe muita coisa? A verdade é que manter a casa funcional e higienizada é uma tarefa exigente e que requer tempo.

Se tem outras coisas para fazer deixe a limpeza connosco pois é o que sabemos fazer bem.

Contacte-nos!